novembro 08, 2012

Mercado do Campismo no Brasil

Qual a sua opinião sobre o mercado do campismo no Brasil?
Tem crescido? Pode crescer mais?
E as Olimpíadas e copa podem ajudar? De que forma?
Vocês já ouviram falar do número de campings que existem nos EUA, e outros países?

Encontramos informações interessantes no site do http://www.acamp.com.br/ e http://campingefamilia.blogspot.com.br/2012/07/o-campismo-no-brasil-por-camping-familia.html

Mas queremos MAIS! O que você sabe sobre o assunto? Qual a sua opinião, ou percepção pelas andanças na internet e campings brasileiros?

Você sabia que o Ministério do Turismo está mapeando os Meios de Hospedagem, onde eles não consideram que camping é um meio de hospedagem (incrível, né?!)


Mas, junto com este cadastramento, eles também estão cadastrando empresas com alguma atividade vinculada ao turismo, e uma das classificações é ACAMPAMENTO TURÍSTICO.
http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/qualificacao_equipamentos/cadastur.html, onde existem (neste momento 06/11/12) somente 12 campings cadastrados, no Brasil inteiro!!!!  Por isso, se você 'e dono de um camping, ou conhece o dono de um camping, ou na proxima acampada... avisa o pessoal para se cadastrarem... eh gratuito!!! http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/PesquisarEmpresas.action

Olha o formulário de cadastro dos acampamentos turísticos... bem legal!

Uma boa leitura é o post do Gaviões do Planalto sobre este assunto... http://www.gavioesdoplanalto.com.br/page_29.html

7 comentários:

  1. Na minha opinião, o campismo no Brasil é fraquíssimo, pouco e mal valorizado. Acho e espero q a tendência seja crescer, o que trará vantagens como novos produtos que já existem no exterior e preços mais acessíveis.
    Saudações campistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, podemos ser muito sonhadores, mas acredito que estamos iniciando um movimento em prol do campismo... exemplo disso são so blogs sobre o assunto, alguns campings que têm melhorado sua estrutura... são pequenos sinais que demonstram a mudança. Os EUA, Canadá, Europa, Nova Zelandia, Austrália... têm este mercado bem desenvolvido.

      Excluir
  2. O trabalho de vocês é fundamental.
    Nos acampamos de forma um pouco diferente, mas ainda assim somos campistas. Vejo que todos os campings que passamos tem dificuldade em nos colocar em uma categoria, acho que na europa e na oceania deve ser mais facil de entender um carro com barraca. Pois não somos um trailer mas ocupamos um espaço igual.

    No Brasil existe um preconceito enorme com campistas, porque logo se imagina pessoas se amontuando em lugares sem estrutura. Porem sabemos que muitos lugares estão estruturados para receber familias, casais e amigos que buscam lazer de qualidade.

    Porem, tem aqueles que acrediam que colocar uma cerca e cortar o mato, alem de fazer um banheiro brm mais ou menos, é fazer um camping.

    O negocio é ver o campismo como turismo rentavel, envestir em estrutura e aproveitar espaços como este blog para anunciar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é o ponto.
      E não acho que seja tão sem fundamento esse pensamento.
      Canso de ir a campings em temporadas que o espírito "farofeiro" reina solto.
      Isso contribui de forma muito negativa, inclusive no preço dos campings.
      Por falar em preço, talvez justamente por conta desses "falsos campistas", as diárias de camping´s estão se tornando abusivas.
      Dias atrás, tentando planejar o acampamento de virada de ano, encontrei preços como R$ 90,00 a diária para o reveillon.
      Infelizmente, e falo principalmente de São Paulo, os donos de campings estão perdendo as estribeiras no que diz respeito a formulação de preço.
      Tanto que vou novamente para o Sul do país, onde a maioria deles ainda preserva um preço que considero justo.

      Tempos atras, participei de uma discussão parecida, sobre preços de diárias, e um proprietário de camping (ele se identificou como tal mas não quis dizer qual era o camping) protestou fervorosamente sobre isso.

      Disse que os preços abusivos eram culpa nossa, se não fossemos "destruidores", etc etc etc.

      Deixo aqui minha opinião:
      O primeiro passo para trazer mais adeptos ao campismo é a cobrança de taxas justas.

      Utilizar uma estrutura de camping, pagando pelo preço de uma pousada, eu não aceito.

      Até mais.

      Excluir
    2. Osmio, fundamental sua contribuição. Vamos movimentar essas ideias... através de entidades de classe, politicas de governo, ou outras formas (mais) eficientes.

      Nunca estivemos em camping tao caro (R$ 90,). Mas já tivemos noticias de lugares que cobravam preços absurdos no carnaval e reveillon.

      Acredito que, alem do campismo, esta eh uma mudança cultura, porque a inflação durante festas e eventos acontece em todos segmentos. Talvez se fossemos (nos campistas) mais organizados, pelo menos teríamos mais forca para lutar!

      Excluir
  3. Aqui no sul já tem camping cobrando 40 reais o ano todo... outros cobrando 38 sem ter sequer um banheiro descente e outros cobrando 50 no reveillon...

    Saudados dos valores abaixo de 20 reais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que é verdade! além disso, alguns camping cobram "pacotes" nestes períodos festivos, obrigando o campista a ficar mais tempo e pagar mais caro. Precisamos alavancar o movimento do campismo, aumentando o número de campistas, mas possibilitando acampadas com preços acessíveis.

      Excluir

Postagens populares