dezembro 16, 2012

Patagônia, Ushuaia e outros Paraísos

4 - Patagônia, Península Valdez, Ushuaia, Torres del Paine e Glaciar Perito Moreno e outros paraísos

6.951 km rodados e 3.800 km em cima de caminhões
Foram 22 dias viajando de carro, entre Dezembro/2008 a Janeiro/2009
Saímos de Porto Alegre de carro, passando por Zárate, Bahia Blanca, Puerto Madryn (Península Valdez), Rio Gallegos, Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate (Glaciar Perito Moreno), El Chalten (Cerro Fritz Roy)... e em Três Lagos, quando termina o asfalto da Ruta 40 e uma placa núncia que o rípio é só para carros 4x4, uma pedra bateu no cárter fundindo o motor do nosso carro (um Astra 95). Passavamos por ali à caminho do Chile onde percorreríamos a famosa Carreteira Austral. O choque foi aceitar que viagem terminara ali. Mas, o divertido (que só reconhecemos depois), foi a aventura que iniciava nesta cidadezinha com 186 habitantes: caça à caminhões vazios para trazer nós e nosso carrinho ao norte, até chegarmos em nosso ponto inicial: Porto Alegre!

A saga da viagem sem fin à Tierra del fin del mundo
Nessa história toda, passamos o Natal em uma borracharia, na cidade argentina chamada San Antonio Oeste, junto à caminhoneiros e prostitutas brasileiras. Foram 4 caminhões, o primeiro não estava nem emplacado, tinha recém saído da loja e nos deu uma "carona" de 1.600km. O segundo nos levou até Zárate, andando uns 1.000km. Um caminhão cegonheiro, com um motorista muito louco que mascava folha de coca e tomava "sangria" (vinho com soda) o dia inteiro. Com ele comemos as melhores empanadas argentinas e um almoço divino em uma fazenda de um amigo dele. O terceiro, foi de brasileiros que disseram que não cobrariam nada, mas quando chegamos em Paso de Los Libres começaram a nos ameaçar que se não pagássemos um valor altíssimo ia acontecer isto e aquilo... convencemos eles a nos largarem na estrada, empurramos o carro até um posto de gasolinha, pagamos um taxista para nos guinchar até Uruguaiana cruzando a fronteira e, ficamos em um estacionamento de supermercado. O quarto e último caminhão, dia 31 de dezembro, nos colocou no baú e rumou para Porto Alegre porque também tinha a pretensão de passar a noite de reveillon com a família. E, o final feliz é que às 22h, conseguimos uma rampa com um assentamento de sem terras em Eldorado do Sul, onde "descarregamos" o Astrinha, tomamos um banho e assistimos o fogos de artifício no Gasometro, em Porto Alegre com nossas família!!!

Bem, aventuras a parte, a intenção do blog é servir para que outras pessoas possam  viajar acampando por aí. Por isso, abaixo detalhamos o planejado com os campings que estivemos!

Ah,pretendemos refazer o trajeto, e desta vez concluí-lo (claro), em dezembro de 2013!

Ponte Zárate - Argentina
Península Valdez - Argentina
A distância entre os postos de combustível no sul da Argentina podem chegar a 500km.
Rio Gallegos - Argentina
Vista da ponte desde o camping em Rio Gallegos - Argentina
Travessia estreito de Magalhães para chegar à Tierra del Fuego

Ushuaia - Argentina

Trem do fim do mundo: Ushuaia - Argentina

Passeio de barco pelo Canal de Beagle: Ushuaia - Argentina
Torres del Paine - Chile
Trilha em Torres del Paine - Chile
Parque Nacional Los Glaciares (maior concentração de gelo fora dos polos, grande fonte de água potável do mundo): El Calafate - Argentina
Parque Nacional Los Glaciares: El Calafate - Argentina

Camping El Olvejero
- El Chalten - Argentina
Camping El Relincho
(Carreteira Austral não realizado)
- San Carlos de Bariloche - Argentina

- Mendoza - Argentina
Camping Suizo
Camping El Mangrulho

(Victória estava planejado mas não realizamos)

Roteiro Planejado. Em verde o realizado, em vermelho o que ficou pra próxima

Visualizar Patagonia - Tierra del Fuego em um mapa maior

Três Lagos - Argentina (186 habitantes, e um vento de 300km/h quando está fraco!!!!)
o motor fundido

o primeiro caminhão
o posto onde tinha a borracharia que passamos o natal com os caminhoneiros e as prostitutas brasileiras
o terceiro caminhão
o último salvador!

Retorno, carregados por caminhões...
Visualizar Patagonia - retorno caminhão em um mapa maior

Outros Roteiros de Viagens que realizamos acampando...

1. Sempre sonhei fazer essa viajem .Mas conversando com vários que já fizeram,desisti.Vento muito forte,frio demais e estradas de rípio nem pensar.Vou fazer um roteiro próximo e subir para outros paises.Parabéns pela aventura.Voces são verdadeiros viajantes e merecem nossa admiração.Abraços.

1. Paulo, desiste não... fomos no verão, durante o dia faz uns vinte e poucos graus à noite é que é mais frio, mas o camping é preparadíssimos, tudo com calefação, local para cozinhar e para lanchar, banho aquecido a gás... vale muito a pena. E sobre o vento, eu só não recomendaria ir de moto, apesar de ter uma galera corajosa que vai. Sobre o rípio, só encontramos em direção à carreteira austral no Chile, isto é, de porto alegre, ao Ushuaia só pegamos asfalto!
      Se decidir ir, pode contar conosco para qualquer informação. Abraços,

2. Oi gente!
    Acho o blog de vocês execelente.
    Estamos com nosso projeto para fazer a Expedição Terra do Fogo iniciando no mês de Dezembro de 2013.
    Gostariamos de trocar idéias com vocês e por que não fazer uma carravana para essa aventura.
    Forte abraço, e aguardamos o vosso retorno.
    Familia Avila.
    familiaaviladesbravandocaminhos.blogspot.com
    Rick_sil@hotail.com

1. Antonio, pode contar conosco para esclarecer qualquer dúvida. O que sabemos, compartilhamos. Só não vamos topar a expedição este ano, porque as férias serão em abril em outra aventura: Europa de barraca!!!!
      A propósito: lindíssimo o blog de vocês, as fotos e todas viagens que já fizeram. Nos identificamos muito. Quem sabe no futuro rola uma expedição mesmo...

3. Caramba, meu coração ficou mesmo na Patagônia!!!
    Estou louco para poder retornar a Patagônia, mas gostaria que nesta nova oportunidade fosse de carro, mas o que me preocupa é problemas mecânicos. Ficou caro trazer o carro de volta?

Abraços, e parabém pelo Blog, sempre acompanho as publicações!

1. Já fizemos muitas viagens de carro percorrendo 4.000km, 7.000km até 14.000km e nunca tivemos problemas mecânicos importantes. Sempre revisamos o carro e avisamos o mecânico a aventura que faremos e ele nos orienta sobre peças que podem comprometer ou desgastar.

Também pesquisamos o endereço de mecânicas nas principais cidades onde passaremos para, algum socorro, termos contatos em mãos. Entretanto, por sorte ou boa revisão, nossos carros velhos, nunca deram problema nas férias.

Esta viagem que o motor fundiu, não foi por falta de manutenção, mas por colocarmos um carro baixo e um lugar para carros altos. Se trouxéssemos o carro em um reboque tradicional sairia por uns R$ 3.000,00 ou mais. Mas fizemos algo alternativo, negociamos com caminhoneiros que estavam indo para o norte sem carga. Alguns não cobravam nada, outros cobraram em torno de R$ 100,00 ou R$ 200,00. E assim, em cima de 5 caminhões, percorremos em torno de 5.000km e chegamos em Porto Alegre - RS.

4. Por isso que eu adorei a Patagônia, o povo e muito 10.

Graças a Deus que deu tudo certo.

5. O carro de vocês quebrou? Não entendi os caminhões... Tirando o que não entendi direito, deve ter sido demais essa viagem... que aventuraaaa... adoreii

1. Sim, estragou o carro. Uma pedra bateu no fundo do carro e fundiu o motor. Voltamos pro Brasil em cima dos caminhões. Depois do susto, virou uma baita aventura!

6. Olá , adorei a viagem de vocês!
    Acho que vocês poderiam me ajudar!
    Estou planejando uma viagem para Começar em Ushuaia e ir ao paque Torre del Paine .
    Quantos quilômetros de viagem?

7. Olá Cacá!

Essa viagem realmente rende um livro! Temos ideia de repeti-la ainda um dia.
    A distância de carro entre Ushuaia e Torres del Paine é de aproximadamente 800km. No entanto no caminho tem estrada de Ripio e uma balsa no cana de Beagle.

Qualquer outra dúvida, sinta-se a vontade para perguntar.

Fabiano e Diana - Nosso Guia de Campings

8. Este comentário foi removido pelo autor.

9. Olá!

Primeiramente, parabéns pela coragem de realizar uma viagem dessas! rs.

Eu e meu namorado estamos pensando em ir de SP para Ushuaia (passando por El Calafate e alguns lugares próximos também) de carro, mas gostaríamos da ajuda de vocês para termos uma noção de quanto tempo é necessário para realizar a viagem, bem como quanto gastaremos em média.

Obrigada!!

10. Este comentário foi removido pelo autor.

11. Este comentário foi removido pelo autor.

12. Olha Diana e Fabiano sou da Bahia ou melhor da chapada Diamantina aqui na Bahia estou planejando fazer essa rota ano que vem quando pego férias no trabalho minha férias vai ser entre junho ou julho ou que vcs acham de fazer nesse período

13. Gostaria de saber de vcs meu carro é um prisma Joy 2017 praticamente zero ainda só tem 5000 km rodados acho que nesse período ele vai ter umas 10000km

14. Gostaria de saber de vcs se vcs poderia mim manda um rota pra fazer sendo se possível todo em camping

15. Quantos dias vcs acham que faríamos esse roteiro

16. Olha daqui da minha cidade dar 6235 km para a Patagônia chilena já pesquisei a kilometragem preciso saber se vcs podem mim ajudar mim passando um roteiro legal e gostaria muito de ir nas geleiras ou perto se possível

17. Olha amiga e amigo vou fazer eu minha esposa e meus dois filhos

18. Meu ZAP é esse 71- 99121-4276 meu nome é Elber apelido bolinha e meu e-mail é dagir.elber@hotmail.com

19. Nós já temos prática em camping e trilhas na chapada gosto muito de caminhar se possível vcs no orientar ficaria muito grato e que Deus abençoe vcs desde de já obrigado q