março 10, 2013

Norte do Chile, passando por La Serena, Antofagasta e o Deserto do Atacama

5 - Norte do Chile, passando por La Serena, Antofagasta e o Deserto do Atacama

3.318 km rodados
Foram 6 dias viajando de carro, em Dezembro de 2010. Depois de tentarmos ir de Porto Alegre ao Chile dirigindo e ficarmos na estrada, pegamos um avião até a capital chilena e alugamos um auto 1.0, que serviu perfeitamente para percorremos a primeira parte desta aventura que envolvia três países: Chile, Bolívia e Peru. Neste post você acompanha o percurso inicial.

Estávamos cheios de expectativa para voltar à estrada depois de um ano. Lembrando que nossa última experiência tinha sido frustrada no meio do caminho, quando o motor do carro fundiu. Como sempre, planejamos e planejamos, e planejamos esta viagem. Um bom planejamento considera todas as possíveis variáveis, entre elas, dificuldades que poderíamos encontrar, como o carro estragar novamente. E o plano "B" era largar o auto onde quer que ele emperrasse e seguir viagem de avião, trem, ônibus... o que aparecesse pelo caminho, mas não abandonaríamos nossa meta de conhecer o Deseto do Atacama, o Salar Uyuni e Machu Picchu. E foi isto que aconteceu! Pegamos estrada dia 25/12/2010 às 7hs da manhã. No dia do Natal mesmo, pelo meio dia, próximo a cidade de Uruguaiana, no RS, a Tracker, nosso carro parou! Assim, simples, parou. E nada sinalizava o que tinha acontecido, ele só não ligava, não andava. Chamamos o "Tele-Pai" para pedir apoio para guinchar o querido automóvel, e voltamos para Porto Alegre.

Um minuto de lucidez nos lembrou do plano "B", acessamos a internet, procuramos as melhores ofertas e compramos a primeira passagem Porto Alegre - Santiago do Chile, pela falecida Pluna. Dia 26 embarcávamos para iniciar nossa aventura, com a barraca na mala e muito menos apetrechos de camping do que costumamos viajar.

Chegando lá, alugamos um carrinho 1.0 e subimos a Ruta Panamericana, estrada que corta o país de norte a  sul.

Passamos por Caldera

Ruta Panamericana, próximo à San Pedro de Atacama

Geiseres El Tatio, em San Pedro de Atacama
Café da manhã aquecido nas águas dos Geiseres de El Tatio
Corajosos tomando banho nas águas aquecidas pelos geiseres, enquando fora fazia -5
vilarejo entre a cidade de San Pedro e os Geiseres

La Serena
Parque de Energia Eólica no Chile, entre La Serena e Santiago

voo de Santiago à La Paz

Nesta viagem nós não acampamos em Santiago e nem em Viña del Mar, mas quando visitamos a Região dos Lagos, no sul do Chile, estivemos por lá

Roteiro Norte Chile

Ver Norte do Chile num mapa maior

Logo publicaremos o restante na viagem: Bolívia (La Paz e Salar Uyuni) e Peru (Lima, Huascaran, Nazca, Lago Titicaca, Machu Picchu e Cusco)

Roteiro Brasil - Chile - Bolívia - Peru - Brasil

Ver Atacama, Chile; Bolívia e Peru num mapa maior
Veja aqui outros Roteiros de Viagens que realizamos acampando...

1. Foi uma grande viagem, um grande documentário fotografico exposto neste post. Parabéns.
    CHS Importados - Facas e Canivetes

2. Olá pessoal. Ótima postagem. As fotos ficaram show de bola!
    Parabéns!

3. Muito bom mesmo! Parabéns pela clareza. Ainda queria perguntar-lhe só uma coisa:estes acampamentos são fáceis de localizar?Tem endereços deles? Quero sair de S.Paulo- Rio Grande do Sul-Argentina-Chile e subindo para o Norte até Antofagasta.Gostaria de utilizar os campings.Vc. Me ajuda?

1. Rose, a maioria dos campings é fácil de encontrar. como faz tempo que fomos, é melhor entrar em contato com eles. Aqui mesmo no post tem o link para os campings deste roteiro. Espero ter ajudado!

4. Olá, gostaria de saber como foi passar o ano novo em La Serena. Obrigada!

1. Laís, o de La Serena é legal, mas incomparável ao de Viña del Mar, que é incrível.

5. Olá bela viagem, vcs poderiam me enviar por e-mail pra campings onde ficaram, pues tenho um mini trailer e quero fazer essa viagem com minha família, vou de Porto Alegre até antofagasta e desde já agradeço